UEPB - Repositório Digital

Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Morais, Ângela da Silva
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:11Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:11Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22192
dc.description MORAIS, A. S. Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa discute sobre o ensino de Logaritmos e a Função Logarítmica, cuja área apresenta-se como de difícil compreensão em matemática. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar se o conteúdo de logaritmos e função logarítmica foi estudado durante o ensino médio e na graduação e como ocorreu a abordagem metodológica usada pelos docentes a partir das percepções dos estudantes do curso de licenciatura em matemática investigados. De modo específico, investigar diferentes abordagens metodológicas para o ensino de Logaritmos e Funções Logarítmicas, além de identificar o grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa em relação ao conteúdo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com fase teórica e de campo, cuja amostra é composta por quinze (15) discentes do 9º e último período do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade Estadual da Paraíba, Patos-PB. O instrumento de coleta de dados foi um questionário composto por oito (08) questões, sendo cinco (05) objetivas, duas (02) discursivas e uma (01) com conteúdo matemático. Os dados demonstraram que o trabalho com o conteúdo Logaritmos e Funções Logarítmicas ainda é muito realizado com base em metodologias convencionais de ensino. Ainda que os sujeitos da pesquisa nem sempre o estudaram no ensino médio e enfrentam dificuldades para compreensão, sendo evidenciado um nível de aprendizagem muito baixo desses conteúdos mesmo no nível superior. Metodologias contextualizadas, interdisciplinares e abordagem na metodologia ativa de ensino podem apresentar-se como possibilidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem desses conteúdos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Logaritmos pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Ensino de Logaritmos pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores pt_BR
dc.title Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta