Resumo:
Esta pesquisa discute sobre o ensino de Logaritmos e a Função Logarítmica, cuja
área apresenta-se como de difícil compreensão em matemática. Assim, o objetivo
geral deste trabalho é analisar se o conteúdo de logaritmos e função logarítmica foi
estudado durante o ensino médio e na graduação e como ocorreu a abordagem
metodológica usada pelos docentes a partir das percepções dos estudantes do
curso de licenciatura em matemática investigados. De modo específico, investigar
diferentes abordagens metodológicas para o ensino de Logaritmos e Funções
Logarítmicas, além de identificar o grau de conhecimento dos sujeitos da pesquisa
em relação ao conteúdo. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa com fase
teórica e de campo, cuja amostra é composta por quinze (15) discentes do 9º e
último período do curso de licenciatura plena em matemática da Universidade
Estadual da Paraíba, Patos-PB. O instrumento de coleta de dados foi um
questionário composto por oito (08) questões, sendo cinco (05) objetivas, duas (02)
discursivas e uma (01) com conteúdo matemático. Os dados demonstraram que o
trabalho com o conteúdo Logaritmos e Funções Logarítmicas ainda é muito
realizado com base em metodologias convencionais de ensino. Ainda que os
sujeitos da pesquisa nem sempre o estudaram no ensino médio e enfrentam
dificuldades para compreensão, sendo evidenciado um nível de aprendizagem muito
baixo desses conteúdos mesmo no nível superior. Metodologias contextualizadas,
interdisciplinares e abordagem na metodologia ativa de ensino podem apresentar-se
como possibilidade de melhorar o processo ensino-aprendizagem desses
conteúdos.
Descrição:
MORAIS, A. S. Ensino de logaritmos e função logarítmica: reflexões sobre experiências do ensino médio à formação inicial de professores de matemática. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.