Resumo:
Este trabalho parte do suposto de que na escola, à respeito da disciplina de Matemática, deve
em suas aulas incluir o uso da calculadora como incremento no processo pedagógico e
reconhecê-la como um recurso estratégico que pode ser utilizado no ensino e na
aprendizagem, para que haja um impulso no desenvolvimento dos alunos nessa ciência,
possibilitando assim, uma melhor qualidade no aprendizado dos conteúdos e permitindo aos
alunos um aprendizado investigativo, exploratório e menos cansativo. A problemática
abrangendo a pesquisa percorre pelo argumento das possibilidades que a calculadora oferece
no ensino de Matemática, em contrapartida a preocupação que o uso excessivo desta
ferramenta não impeça os cálculos mentais. É levantado que o dispositivo pode ser trabalhado
em variados conteúdos e como em diferentes enredos, tendo como princípio incentivador o
fato de que essa ferramenta já é um recurso presente no cotidiano dos comércios, indústrias,
casa, escola. A proposta para este estudo é buscar desmistificar o pensamento contrário ao uso
da calculadora, mostrando suas potencialidades e contribuições na melhoria do ensino da
Matemática. A presente pesquisa foi embasada por diferentes autores, entre eles Selva e
Borba (2010), Van de Walle (2009), os quais enfatizam a necessidade da inserção da
calculadora como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem de Matemática.
A metodologia que sustenta este trabalho possui abordagem qualitativa com o método
fundamentado em uma pesquisa bibliográfica por meio de uma pesquisa documental
acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Como
resultados percebeu-se que recursos tecnológicos, especificamente a calculadora podem trazer
contribuições para o ensino Matemático, mostrando-se como ferramenta que pode auxiliar o
professor em suas aulas dentro de um planejamento adequado e produtivo.
Descrição:
DUTRA, B. K. M. O uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.