Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22193
Título: O uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de matemática
Autor(es): Dutra, Biânia Karinne Medeiros
Palavras-chave: Educação matemática
Processo de ensino-aprendizagem
Calculadora
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Este trabalho parte do suposto de que na escola, à respeito da disciplina de Matemática, deve em suas aulas incluir o uso da calculadora como incremento no processo pedagógico e reconhecê-la como um recurso estratégico que pode ser utilizado no ensino e na aprendizagem, para que haja um impulso no desenvolvimento dos alunos nessa ciência, possibilitando assim, uma melhor qualidade no aprendizado dos conteúdos e permitindo aos alunos um aprendizado investigativo, exploratório e menos cansativo. A problemática abrangendo a pesquisa percorre pelo argumento das possibilidades que a calculadora oferece no ensino de Matemática, em contrapartida a preocupação que o uso excessivo desta ferramenta não impeça os cálculos mentais. É levantado que o dispositivo pode ser trabalhado em variados conteúdos e como em diferentes enredos, tendo como princípio incentivador o fato de que essa ferramenta já é um recurso presente no cotidiano dos comércios, indústrias, casa, escola. A proposta para este estudo é buscar desmistificar o pensamento contrário ao uso da calculadora, mostrando suas potencialidades e contribuições na melhoria do ensino da Matemática. A presente pesquisa foi embasada por diferentes autores, entre eles Selva e Borba (2010), Van de Walle (2009), os quais enfatizam a necessidade da inserção da calculadora como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A metodologia que sustenta este trabalho possui abordagem qualitativa com o método fundamentado em uma pesquisa bibliográfica por meio de uma pesquisa documental acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Como resultados percebeu-se que recursos tecnológicos, especificamente a calculadora podem trazer contribuições para o ensino Matemático, mostrando-se como ferramenta que pode auxiliar o professor em suas aulas dentro de um planejamento adequado e produtivo.
Descrição: DUTRA, B. K. M. O uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22193
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Biânia Karinne Medeiros Dutra.pdfPDF - Biânia Karinne Medeiros Dutra785.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.