dc.contributor.author |
Canuto, Débora Maria da Nóbrega |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-29T17:38:17Z |
|
dc.date.available |
2020-07-29T17:38:17Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-05 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22195 |
|
dc.description |
CANUTO, D. M. N. Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas Escolas Municipais de Coremas-PB. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante da notoriedade das dificuldades e desafios existentes no processo de ensino
e aprendizagem de Matemática, as quais são enfrentadas continuamente por
docentes e discentes, é necessário refletir e analisar a prática pedagógica exercida
pelos professores de matemática, bem como da mesma forma, analisar a
participação dos alunos durante este processo. Diante disso, essa pesquisa tem por
objetivo investigar as principais causas e dificuldades existentes durante o processo
de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa se caracteriza por uma
abordagem metodológica quantitativa de natureza aplicada com caráter exploratório.
A pesquisa busca embasamento teórico a partir de autores como D’ambrosio(1989),
Almeida (2000), Libâneo (1994), Barboza(2011), entre outros. Para obter os
resultados da pesquisa foi aplicado um questionário com dois professores e
quarenta e sete alunos de escolas da rede municipal do município de Coremas-PB,
com o objetivo de investigar as principais dificuldades existentes durante o processo
de ensino e aprendizagem de Matemática. Os depoimentos colhidos durante a
investigação revelam que existem diversas dificuldades durante o processo de
ensino e aprendizado de Matemática, tais como: falta de estrutura nas escolas,
desinteresse dos alunos, baixa remuneração, entre outros. Com isso faz-se
necessários que os professores estabeleçam novos meios e estratégias
metodológicas para superar tais dificuldades, do mesmo modo é abordado como os
alunos tem se comportado como sujeitos do processo de ensino, e quais as posturas
que os mesmos devem adotar para auxiliar na melhoria da aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. José Ginaldo de Souza Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.title |
Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas escolas municipais de Coremas-PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |