UEPB - Repositório Digital

Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas escolas municipais de Coremas-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Canuto, Débora Maria da Nóbrega
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:17Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:17Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22195
dc.description CANUTO, D. M. N. Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas Escolas Municipais de Coremas-PB. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Diante da notoriedade das dificuldades e desafios existentes no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, as quais são enfrentadas continuamente por docentes e discentes, é necessário refletir e analisar a prática pedagógica exercida pelos professores de matemática, bem como da mesma forma, analisar a participação dos alunos durante este processo. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar as principais causas e dificuldades existentes durante o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem metodológica quantitativa de natureza aplicada com caráter exploratório. A pesquisa busca embasamento teórico a partir de autores como D’ambrosio(1989), Almeida (2000), Libâneo (1994), Barboza(2011), entre outros. Para obter os resultados da pesquisa foi aplicado um questionário com dois professores e quarenta e sete alunos de escolas da rede municipal do município de Coremas-PB, com o objetivo de investigar as principais dificuldades existentes durante o processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Os depoimentos colhidos durante a investigação revelam que existem diversas dificuldades durante o processo de ensino e aprendizado de Matemática, tais como: falta de estrutura nas escolas, desinteresse dos alunos, baixa remuneração, entre outros. Com isso faz-se necessários que os professores estabeleçam novos meios e estratégias metodológicas para superar tais dificuldades, do mesmo modo é abordado como os alunos tem se comportado como sujeitos do processo de ensino, e quais as posturas que os mesmos devem adotar para auxiliar na melhoria da aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. José Ginaldo de Souza Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Dificuldades pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas escolas municipais de Coremas-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta