Resumo:
Diante da notoriedade das dificuldades e desafios existentes no processo de ensino
e aprendizagem de Matemática, as quais são enfrentadas continuamente por
docentes e discentes, é necessário refletir e analisar a prática pedagógica exercida
pelos professores de matemática, bem como da mesma forma, analisar a
participação dos alunos durante este processo. Diante disso, essa pesquisa tem por
objetivo investigar as principais causas e dificuldades existentes durante o processo
de ensino e aprendizagem de Matemática. A pesquisa se caracteriza por uma
abordagem metodológica quantitativa de natureza aplicada com caráter exploratório.
A pesquisa busca embasamento teórico a partir de autores como D’ambrosio(1989),
Almeida (2000), Libâneo (1994), Barboza(2011), entre outros. Para obter os
resultados da pesquisa foi aplicado um questionário com dois professores e
quarenta e sete alunos de escolas da rede municipal do município de Coremas-PB,
com o objetivo de investigar as principais dificuldades existentes durante o processo
de ensino e aprendizagem de Matemática. Os depoimentos colhidos durante a
investigação revelam que existem diversas dificuldades durante o processo de
ensino e aprendizado de Matemática, tais como: falta de estrutura nas escolas,
desinteresse dos alunos, baixa remuneração, entre outros. Com isso faz-se
necessários que os professores estabeleçam novos meios e estratégias
metodológicas para superar tais dificuldades, do mesmo modo é abordado como os
alunos tem se comportado como sujeitos do processo de ensino, e quais as posturas
que os mesmos devem adotar para auxiliar na melhoria da aprendizagem.
Descrição:
CANUTO, D. M. N. Desafios e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática nas Escolas Municipais de Coremas-PB. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.