dc.contributor.author |
Sousa, Francimário Faustino de |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-29T17:38:30Z |
|
dc.date.available |
2020-07-29T17:38:30Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-05 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200 |
|
dc.description |
SOUSA, F. F. Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No decorrer dos anos o ensino de Matemática passou por diversas alterações como
consequência dos avanços sociais, culturais e tecnológicos em convergência com as reflexões
educacionais de cada época. Atualmente, a tendência pedagógica Modelagem Matemática é
tida como uma metodologia profícua para o ensino de tal componente curricular. Diante disso,
este trabalho visa apresentar e discutir a Modelagem Matemática como prática didáticopedagógica que pode fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de
Matemática. Para desenvolver este trabalho adotou-se uma abordagem metodológica quantiqualitativa de natureza aplicada, tendo objetivo metodológico do tipo exploratório. O caminho
metodológico foi construído a partir de um estudo bibliográfico a luz de autores como
Bassanezi (2004), Biembengut e Hein (2005) D’ambrósio (1986), Libâneo (1994), entre
outros, concomitantemente com uma ação prática, a qual foi realizado um projeto com a
metodologia investigada com alunos do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de
uma escola pública municipal, localizada no sertão paraibano. Como resultados da aplicação
do projeto constatou-se que a Modelagem Matemática é uma metodologia que contribui
significativamente para o processo de ensino, além disso, possibilita ao aluno um olhar
diferenciado da realidade matemática que o cerca, fazendo-os enxerga-la além do ambiente
escolar. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Esp. Sergio Morais Cavalcante Filho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias alternativas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |