UEPB - Repositório Digital

Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Francimário Faustino de
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:30Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:30Z
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22200
dc.description SOUSA, F. F. Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract No decorrer dos anos o ensino de Matemática passou por diversas alterações como consequência dos avanços sociais, culturais e tecnológicos em convergência com as reflexões educacionais de cada época. Atualmente, a tendência pedagógica Modelagem Matemática é tida como uma metodologia profícua para o ensino de tal componente curricular. Diante disso, este trabalho visa apresentar e discutir a Modelagem Matemática como prática didáticopedagógica que pode fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Para desenvolver este trabalho adotou-se uma abordagem metodológica quantiqualitativa de natureza aplicada, tendo objetivo metodológico do tipo exploratório. O caminho metodológico foi construído a partir de um estudo bibliográfico a luz de autores como Bassanezi (2004), Biembengut e Hein (2005) D’ambrósio (1986), Libâneo (1994), entre outros, concomitantemente com uma ação prática, a qual foi realizado um projeto com a metodologia investigada com alunos do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada no sertão paraibano. Como resultados da aplicação do projeto constatou-se que a Modelagem Matemática é uma metodologia que contribui significativamente para o processo de ensino, além disso, possibilita ao aluno um olhar diferenciado da realidade matemática que o cerca, fazendo-os enxerga-la além do ambiente escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Esp. Sergio Morais Cavalcante Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Metodologias alternativas pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta