Resumo:
No decorrer dos anos o ensino de Matemática passou por diversas alterações como
consequência dos avanços sociais, culturais e tecnológicos em convergência com as reflexões
educacionais de cada época. Atualmente, a tendência pedagógica Modelagem Matemática é
tida como uma metodologia profícua para o ensino de tal componente curricular. Diante disso,
este trabalho visa apresentar e discutir a Modelagem Matemática como prática didáticopedagógica que pode fomentar a melhoria do processo de ensino e aprendizagem de
Matemática. Para desenvolver este trabalho adotou-se uma abordagem metodológica quantiqualitativa de natureza aplicada, tendo objetivo metodológico do tipo exploratório. O caminho
metodológico foi construído a partir de um estudo bibliográfico a luz de autores como
Bassanezi (2004), Biembengut e Hein (2005) D’ambrósio (1986), Libâneo (1994), entre
outros, concomitantemente com uma ação prática, a qual foi realizado um projeto com a
metodologia investigada com alunos do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental de
uma escola pública municipal, localizada no sertão paraibano. Como resultados da aplicação
do projeto constatou-se que a Modelagem Matemática é uma metodologia que contribui
significativamente para o processo de ensino, além disso, possibilita ao aluno um olhar
diferenciado da realidade matemática que o cerca, fazendo-os enxerga-la além do ambiente
escolar.
Descrição:
SOUSA, F. F. Modelagem matemática como metodologia de ensino na educação básica. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.