Resumo:
O ensino de matemática está imerso em diversos cenários problemáticos. Esta
matéria, apesar de sua importância, é muito estigmatizada. A aproximação às
situações de ensino na Educação Básica nos permitiu perceber dificuldades dos
estudantes em compreender as operações fundamentais da matemática,
principalmente relacionadas ao Conjunto dos Números Racionais, principalmente em
multiplicação e divisão de frações. Assim, este estudo objetivou, de modo geral,
investigar o processo de aprendizagem de operações matemáticas envolvendo o
conjunto dos números racionais (frações e decimais) articulados à probabilidade e
matemática financeira, em uma turma do 3° ano do Ensino Médio da cidade de
Desterro-PB. E, especificamente: identificar os princípios para a compreensão de
números fracionários e decimais e mapear, em produções acadêmicas,
possibilidades metodológicas para potencializar o ensino de frações e números
decimais envolvendo as operações matemáticas. É um estudo apoiado na
abordagem qualitativa de pesquisa com análise bibliográfica e pesquisa de campo
cujo instrumento de coleta de dados, desta fase, foi um questionário de conteúdo
matemático aplicado a 22 estudantes de 3º do Ensino Médio de Desterro-PB. A
pesquisa demonstrou que os discentes não compreendem ainda o conceito de
número racional e sua aplicabilidade a outros conteúdos do currículo matemático.
Mostrando-se a necessidade de os professores de matemática explorarem os
diferentes significados (parte-todo, operador, quociente, razão e medida) e
interpretações de frações para melhor apreensão do conteúdo. O mapeamento
pedagógico revelou importantes ações que podem ser desenvolvidas em sala de
aula para resolver ou atenuar problemas de aprendizagem dos conteúdos
investigados.
Descrição:
SILVA, J. P. Operações com frações e decimais: (des)encontros no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.