UEPB - Repositório Digital

Operações com frações e decimais: (des)encontros no processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Janiette Pereira da
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:31Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:31Z
dc.date.issued 2019-11-22
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22201
dc.description SILVA, J. P. Operações com frações e decimais: (des)encontros no processo de ensino-aprendizagem. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de matemática está imerso em diversos cenários problemáticos. Esta matéria, apesar de sua importância, é muito estigmatizada. A aproximação às situações de ensino na Educação Básica nos permitiu perceber dificuldades dos estudantes em compreender as operações fundamentais da matemática, principalmente relacionadas ao Conjunto dos Números Racionais, principalmente em multiplicação e divisão de frações. Assim, este estudo objetivou, de modo geral, investigar o processo de aprendizagem de operações matemáticas envolvendo o conjunto dos números racionais (frações e decimais) articulados à probabilidade e matemática financeira, em uma turma do 3° ano do Ensino Médio da cidade de Desterro-PB. E, especificamente: identificar os princípios para a compreensão de números fracionários e decimais e mapear, em produções acadêmicas, possibilidades metodológicas para potencializar o ensino de frações e números decimais envolvendo as operações matemáticas. É um estudo apoiado na abordagem qualitativa de pesquisa com análise bibliográfica e pesquisa de campo cujo instrumento de coleta de dados, desta fase, foi um questionário de conteúdo matemático aplicado a 22 estudantes de 3º do Ensino Médio de Desterro-PB. A pesquisa demonstrou que os discentes não compreendem ainda o conceito de número racional e sua aplicabilidade a outros conteúdos do currículo matemático. Mostrando-se a necessidade de os professores de matemática explorarem os diferentes significados (parte-todo, operador, quociente, razão e medida) e interpretações de frações para melhor apreensão do conteúdo. O mapeamento pedagógico revelou importantes ações que podem ser desenvolvidas em sala de aula para resolver ou atenuar problemas de aprendizagem dos conteúdos investigados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Operações pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Estratégias didáticas pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Operações com frações e decimais: (des)encontros no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta