Resumo:
O presente estudo aborda o uso dos jogos didáticos como ferramenta para o ensinoaprendizagem da matemática na perspectiva de facilitar o trabalho pedagógico e contribuir
para despertar o interesse dos alunos em aprender matemática. O foco desta pesquisa é propor
atividades utilizando jogos de cartas como produção didático-pedagógica nas aulas de
matemática no que se refere aos conteúdos dos números primos e compostos, vindo a
contribuir para a efetiva aprendizagem dos alunos. Como embasamento teórico temos os
estudos apresentados por autores como: Santos (2004), Sousa (2010), Kishimoto (1999),
Cordeiro e Silva (2012), Menon e Silva (2016), Pott e Tancredi (2014), Grossi (2006), dentre
outros. A escolha metodológica foi pesquisa de campo na qual coletamos dados dos 22 (vinte
e dois) alunos do nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de
Ensino Fundamental Professor Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga, Paraíba.
Durante a pesquisa foi aplicado um questionário contendo 5 (cinco) questões contextualizadas
sobre os números primos e compostos envolvendo situações-problemas, com a finalidade de
verificar os conhecimentos prévios dos discentes acerta do assunto abordado. De acordo com
os resultados abordados no questionário aplicado, verifica-se que os alunos apresentaram
algumas dificuldades com relação ao conteúdo de número primos e compostos. Assim, o jogo
de cartas, intitulado, jogo das cartas dos primos é um recurso pedagógico, utilizado como
estratégia para a construção da aprendizagem matemática.
Descrição:
SOUSA, K. W. L. Utilização dos jogos matemáticos como estratégias no ensino-aprendizagem dos números primos e compostos. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.