dc.contributor.author |
Sousa, Kleviland Washington Leite de |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-29T17:38:38Z |
|
dc.date.available |
2020-07-29T17:38:38Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-03 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22205 |
|
dc.description |
SOUSA, K. W. L. Utilização dos jogos matemáticos como estratégias no ensino-aprendizagem dos números primos e compostos. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo aborda o uso dos jogos didáticos como ferramenta para o ensinoaprendizagem da matemática na perspectiva de facilitar o trabalho pedagógico e contribuir
para despertar o interesse dos alunos em aprender matemática. O foco desta pesquisa é propor
atividades utilizando jogos de cartas como produção didático-pedagógica nas aulas de
matemática no que se refere aos conteúdos dos números primos e compostos, vindo a
contribuir para a efetiva aprendizagem dos alunos. Como embasamento teórico temos os
estudos apresentados por autores como: Santos (2004), Sousa (2010), Kishimoto (1999),
Cordeiro e Silva (2012), Menon e Silva (2016), Pott e Tancredi (2014), Grossi (2006), dentre
outros. A escolha metodológica foi pesquisa de campo na qual coletamos dados dos 22 (vinte
e dois) alunos do nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de
Ensino Fundamental Professor Francelino de Alencar Neves da cidade de Itaporanga, Paraíba.
Durante a pesquisa foi aplicado um questionário contendo 5 (cinco) questões contextualizadas
sobre os números primos e compostos envolvendo situações-problemas, com a finalidade de
verificar os conhecimentos prévios dos discentes acerta do assunto abordado. De acordo com
os resultados abordados no questionário aplicado, verifica-se que os alunos apresentaram
algumas dificuldades com relação ao conteúdo de número primos e compostos. Assim, o jogo
de cartas, intitulado, jogo das cartas dos primos é um recurso pedagógico, utilizado como
estratégia para a construção da aprendizagem matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Jorge Miguel Lima Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos matemáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Números primos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Utilização dos jogos matemáticos como estratégias no ensino-aprendizagem dos números primos e compostos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |