Resumo:
Este trabalho versa sobre metodologias de ensino de Matemática e objetiva, de modo geral,
investigar sobre metodologias ativas e, em especial, Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) identificando seus princípios e pressupostos. E, especificamente: a) verificar as
convicções de professores de matemática sobre a metodologia por eles adotada em sala de aula;
b) averiguar se os docentes tem conhecimento sobre metodologias ativas e, em especial, sobre
ABP e c) Identificar se esses professores empregam a metodologia ABP e como o fazem. Esta
investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, com procedimentos bibliográficos
e empíricos, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva. O instrumento de coleta
de dados utilizado foi um questionário estruturado com quinze questões e aplicado a dezesseis
professores de matemática do ensino médio de escolas estaduais das cidades de Patos e Santa
Luzia-PB. Em linhas gerais, o estudo evidenciou desconhecimento sobre Aprendizagem
Baseada em Problemas por parcela significativa dos investigados os quais a utilizam de forma
convencional, reduzindo-a a busca de soluções. A ABP mostra-se como opção metodológica
para minimizar o déficit de aprendizagem dessa disciplina, sendo, para tanto, necessária a
adesão do professor em entender, estudar e aplicá-la de forma reflexiva e crítica. Nota-se que o
estudo dessa temática é amplo, valoriza a aprendizagem ativa dos alunos, sendo indispensável
a sua implementação, a continuidade de pesquisas e estudos teóricos e de propostas didáticas
comprometidos em ocultar práticas de mera repetição no ensino de matemática
Descrição:
NÓBREGA, M. R. A. Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.