UEPB - Repositório Digital

Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nóbrega, Maria Rafaela Andrade da
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:38:41Z
dc.date.available 2020-07-29T17:38:41Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22207
dc.description NÓBREGA, M. R. A. Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho versa sobre metodologias de ensino de Matemática e objetiva, de modo geral, investigar sobre metodologias ativas e, em especial, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) identificando seus princípios e pressupostos. E, especificamente: a) verificar as convicções de professores de matemática sobre a metodologia por eles adotada em sala de aula; b) averiguar se os docentes tem conhecimento sobre metodologias ativas e, em especial, sobre ABP e c) Identificar se esses professores empregam a metodologia ABP e como o fazem. Esta investigação segue uma abordagem qualitativa de pesquisa, com procedimentos bibliográficos e empíricos, cujos objetivos são de natureza explicativa e descritiva. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário estruturado com quinze questões e aplicado a dezesseis professores de matemática do ensino médio de escolas estaduais das cidades de Patos e Santa Luzia-PB. Em linhas gerais, o estudo evidenciou desconhecimento sobre Aprendizagem Baseada em Problemas por parcela significativa dos investigados os quais a utilizam de forma convencional, reduzindo-a a busca de soluções. A ABP mostra-se como opção metodológica para minimizar o déficit de aprendizagem dessa disciplina, sendo, para tanto, necessária a adesão do professor em entender, estudar e aplicá-la de forma reflexiva e crítica. Nota-se que o estudo dessa temática é amplo, valoriza a aprendizagem ativa dos alunos, sendo indispensável a sua implementação, a continuidade de pesquisas e estudos teóricos e de propostas didáticas comprometidos em ocultar práticas de mera repetição no ensino de matemática pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem baseada em problemas pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Ensino de matemática e aprendizagem baseada em problemas: entre concepções e práticas docentes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta