Resumo:
Este estudo aborda diversas questões relacionadas ao processo de inclusão
educacional de pessoas com deficiência, objetivando analisar as formas que as
escolas têm se organizado para receberem alunos com deficiência, buscando
conhecer quais os desafios são encontrados para receber esse alunado de uma
maneira que a instituição possa se adequar a qualquer que seja a necessidade
especial do aluno. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica que aborda as
opiniões de diversos autores como Sassaki (1997), Amaral (1995), Mendes (2006),
entre outros, acerca do contexto histórico e das concepções referentes à educação
inclusiva que serviu como base para a pesquisa de campo, na qual foram realizadas
entrevistas com professoras de escolas diferentes – nas cidades de Condado e
Malta, PB – a fim de verificar como está sendo ofertado o Atendimento Educacional
Especializado nas salas de recursos multifuncionais das escolas públicas dessas
cidades. A partir de tais informações foram observados alguns dos desafios
enfrentados pelos professores das salas multifuncionais, como escassez de
profissionais para atuarem com o atendimento especializado para com os
educandos com deficiência, indiferença para com os alunos com necessidades
especiaias educacionais por parte de alguns professores das salas regulares e o
distanciamento da família do processo educacional desses alunos.
Descrição:
ARAÚJO, S. P. G. O atendimento educacional especializado e seus desafios no contexto das escolas públicas nas cidades de Malta e Condado - PB. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.