Resumo:
O presente artigo foi elaborado a partir da problemática do ensino da matemática
nos anos finais do ensino médio e da necessidade surgida em minimizar as
dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem das operações
fundamentais. Utilizando como tema: “O jogo e o seu lugar na aprendizagem
matemática”, tendo como objetivo estimular o gosto pela disciplina de Matemática,
alterando a rotina com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação,
concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina através da elaboração de
jogos matemáticos e utilização dos mesmos em sala. Consta de uma pesquisa
teórica e uma experiência didática realizada com 17 alunos de uma turma de 3º ano
do ensino médio, em uma escola da rede estadual de ensino, situada no município
de Patos – Paraíba. Para atingir os objetivos do estudo foi construído pelos
estudantes jogos matemáticos que os auxiliassem na aprendizagem das quatro
operações básicas da matemática. Diante disso, aplicamos maneiras e técnicas que
nos auxiliassem a chegar nos resultados obtidos pela pesquisa. A coleta de dados
foi feita através de um questionário, e por meio de observações feitas no decorrer
das aulas. Desta maneira, foi possível constatar as vantagens da utilização dos
jogos como uma metodologia de ensino.
Descrição:
OLINTO, V. S. O jogo e o seu lugar na aprendizagem matemática. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.