Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar os relatórios provinciais referentes à província da Parahyba do Norte enquanto fonte histórica para, deles, extrair dados referentes ao desenrolar do sistema educacional em Campina Grande, Paraíba. Ao analisar as fontes, percebemos que apenas os aspectos mais gerais em relação à referida cidade estão presentes, contudo, trata-se de informações de considerável importância para pensarmos sob quais aspectos se desenvolveu o sistema educacional no Brasil do século de XIX e, particularmente, como esses aspectos se fizeram presentes numa cidade do interior de uma província distante da corte. Assim, iniciamos fazendo um apanhado histórico a respeito da necessidade da construção da identidade nacional para um Brasil independente, em 1822, e como a educação configurou-se como um meio de desenvolvimento e disseminação das ideias. Essas, implícitas nas falas dos presidentes da província no decorrer do Oitocentos. Em seguida, tentamos demonstrar que a culpa pela má qualidade do ensino na província recai, sobretudo, sobre professores, não se fazendo chegar de maneira apropriada os valores e as instruções de forma satisfatória. Por último, reunimos os dados concernentes à Campina Grande em seu passo a passo quando da construção de um ordenamento educacional que vai mostrando a criação da cadeira de primeiras letras para menino, e de latim; depois, de primeiras letras para meninas, bem como, a existência das iniciativas educacionais particulares.
Descrição:
LEITE. P. R. da S. O despontar do ensino em Campina Grande: a institucionalização da educação nos tempos do Império. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos de História Local, Sociedade, Educação e Cultura). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.