dc.description.abstract |
O objetivo do presente estudo é investigar, à luz de abordagem da gestão de custos, quais métodos de custeio são utilizados pelas empresas no processo de precificação nas empresas da Paraíba. Os procedimentos metodológicos deste estudo consistem em descritivo, a técnica de amostragem não probabilística por conveniência, por meio de levantamento de dados através de um questionário, com uma amostra composta por 34 das 100 maiores empresas da Paraíba, segundo ranking de 2017, disponibilizado pela Recebedoria Geral do Estado. Como resultado da pesquisa, constatou-se que o perfil dos respondentes é composto por profissionais de áreas financeiras diversas, ambos os sexos igualmente , 50% cada , com ensino superior representando 100%, experiência superior a 10 anos , 50% dos respondentes, e que as empresas em sua maioria são atacadistas ,40% da amostra, com mais de 20 anos de atuação no mercado, 60% dos respondentes. Observou-se também que a principal base de formação do preço de venda foi à combinação de informação do mercado e de custos. Como relatado pelos entrevistados, quando a empresa fixa os preços com base no mercado ela utiliza estratégias de preços distintos e quando considera mais o custo para precificação as empresas fazem uso do custo mais um percentual de lucro. Ademais, notou-se que a gestão de custos e formação do preço de vendas tem um impacto positivo no processo de tomada de decisão, Como resposta à pergunta proposta e ao objetivo de pesquisa, conclui-se que parte das empresas no processo de precificação do produto utiliza como base um mix entre informações de custo e mercado. |
pt_BR |