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A Educação Física e a dança se interpenetram, porque ambas possuem como eixo o movimento do
corpo e suas teorias que se difundem. Contudo, propor o conteúdo dança nas aulas de Educação Física
tem o objetivo introduzir e integrar os alunos, pois este conteúdo ao ser ministrado no Colégio
Graciliano Fontini Lordão, do município de Pedra Lavrada/PB é marcado pela atuação em datas
comemorativas e eventos como (abertura de jogos, São João) e muitas vezes, sem sentido e significado
ao que se dança. Nesse contexto, nota-se um esvaziamento teórico e conceitual para com o trato desse
conteúdo. Diante disto, a pesquisa estabeleceu como objetivo geral refletir sobre as percepções sobre o
conteúdo dança manifestadas pelos discentes do Ensino Médio da cidade de Pedra Lavrada- PB. Os
objetivos específicos foram: a) identificar as percepções de dança dos estudantes do Ensino Médio da
cidade de Pedra Lavrada- PB; b) refletir sobre as aproximações e distanciamentos dos estudantes com
relação ao conteúdo dança; c) apontar elementos pedagógicos que possam contribuir com a inserção
do conteúdo dança nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Ademais, utilizou-se para a
realização deste estudo, de uma abordagem quantitativa e qualitativa, com ênfase no estudo de caso, e
o como procedimentos técnicos de um questionário semiestruturado com oito questões objetivas e
subjetivas (Gil;2002; André e Ludke, 1986). Concluindo, que é ausente a elaboração do conteúdo
dança na escola pesquisada, resultado de que os educadores de maneira geral precisam investir um
pouco mais em suas aulas, sempre buscando novos conhecimentos de forma criativa, sendo
comprovado que a dança é uma disciplina obrigatória na Educação Física, este tema resumisse como
um componente marcante para a educação, apesar disso ainda é tratada apenas como um componente
folclórico na maioria das escolas e raramente é valorizada e reconhecida. |
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