UEPB - Repositório Digital

O conteúdo dança nas aulas de Educação Física: a percepção dos estudantes do ensino médio da cidade de Pedra Lavrada - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Janiély Silva de
dc.date.accessioned 2020-09-30T13:29:59Z
dc.date.available 2020-09-30T13:29:59Z
dc.date.issued 2020-08-25
dc.identifier.other CDD 792.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22319
dc.description OLIVEIRA, Janiély Silva de. O conteúdo dança nas aulas de Educação Física: a percepção dos estudantes do ensino médio da cidade de Pedra Lavrada - PB. 2020. 43 p. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação Física Escolar). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Física e a dança se interpenetram, porque ambas possuem como eixo o movimento do corpo e suas teorias que se difundem. Contudo, propor o conteúdo dança nas aulas de Educação Física tem o objetivo introduzir e integrar os alunos, pois este conteúdo ao ser ministrado no Colégio Graciliano Fontini Lordão, do município de Pedra Lavrada/PB é marcado pela atuação em datas comemorativas e eventos como (abertura de jogos, São João) e muitas vezes, sem sentido e significado ao que se dança. Nesse contexto, nota-se um esvaziamento teórico e conceitual para com o trato desse conteúdo. Diante disto, a pesquisa estabeleceu como objetivo geral refletir sobre as percepções sobre o conteúdo dança manifestadas pelos discentes do Ensino Médio da cidade de Pedra Lavrada- PB. Os objetivos específicos foram: a) identificar as percepções de dança dos estudantes do Ensino Médio da cidade de Pedra Lavrada- PB; b) refletir sobre as aproximações e distanciamentos dos estudantes com relação ao conteúdo dança; c) apontar elementos pedagógicos que possam contribuir com a inserção do conteúdo dança nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Ademais, utilizou-se para a realização deste estudo, de uma abordagem quantitativa e qualitativa, com ênfase no estudo de caso, e o como procedimentos técnicos de um questionário semiestruturado com oito questões objetivas e subjetivas (Gil;2002; André e Ludke, 1986). Concluindo, que é ausente a elaboração do conteúdo dança na escola pesquisada, resultado de que os educadores de maneira geral precisam investir um pouco mais em suas aulas, sempre buscando novos conhecimentos de forma criativa, sendo comprovado que a dança é uma disciplina obrigatória na Educação Física, este tema resumisse como um componente marcante para a educação, apesar disso ainda é tratada apenas como um componente folclórico na maioria das escolas e raramente é valorizada e reconhecida. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Alison Pereira Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física escolar pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title O conteúdo dança nas aulas de Educação Física: a percepção dos estudantes do ensino médio da cidade de Pedra Lavrada - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta