Resumo:
O presente trabalho aborda a educação infantil na perspectiva do Programa Proinfância, no município de Guarabira/PB, com o objetivo geral de avaliar a qualidade da educação infantil através do acompanhamento de atendimentos às crianças pelo Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para Rede Escolar Pública de Educação Infantil. A metodologia desenvolvida no trabalho consiste na pesquisa qualitativa. A análise das informações indica que a Secretaria de Educação do Município tem atendido de forma limitada uma parte da demanda por educação infantil em espaços educacionais que atendem aos critérios e indicadores de qualidade dos ambientes para esse nível de ensino, conforme preconizam os documentos oficiais em vigor. Nesse aspecto, a investigação sobre a qualidade da educação infantil vem ganhando espaço nas políticas públicas, no tocante aos ambientes para seu desenvolvimento, mas existem barreiras burocráticas que geralmente ultrapassam os poderes dos municípios e interferem negativamente na ampliação, financiamento e manutenção dos investimentos na área.
Descrição:
RIBEIRO, Maria Amélia. A educação infantil na perspectiva do programa Proinfância no município de Guarabira/PB. 2020. p.43. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas) Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2020.