Resumo:
Este trabalho tece considerações importantes sobre a relevância da utilização do gênero
dramático em sala de aula. Para tanto, a pesquisa objetiva apresentar uma proposta de
intervenção voltada para o ensino do gênero dramático, utilizando a obra Os Saltimbancos, de
Chico Buarque, para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A finalidade é desenvolver,
através das atividades, o conhecimento do gênero e as habilidades de leitura e interpretação
dos discentes e, assim, oferecer aos professores e futuros docentes um projeto possível e
aplicável para suas aulas. O estudo desenvolvido apresenta uma abordagem qualitativa
exploratória que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
No que concerne a proposta de intervenção, teve como aporte teórico principais contribuições
de Cosson (2014), Jacopini (2013), e documentos oficiais da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Percebeu-se que o gênero
dramático, quando utilizado como ferramenta didática, oferece importantes práticas de
letramento para os alunos. Diante das conclusões, existe a possibilidade de sua inserção para o
exercício docente como um projeto aplicável. Por essas razões, as estratégias e metodologias
são mecanismos para uma educação bem-sucedida ao gênero dramático como um auxiliar na
aprendizagem no Ensino Fundamental da 9ª série.
Descrição:
RIBEIRO, Ana Paula Nunes da Silva. O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.