UEPB - Repositório Digital

O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Ana Paula Nunes da Silva
dc.date.accessioned 2020-11-05T17:26:15Z
dc.date.available 2020-11-05T17:26:15Z
dc.date.issued 2020-08-04
dc.identifier.other CDD 372.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22377
dc.description RIBEIRO, Ana Paula Nunes da Silva. O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tece considerações importantes sobre a relevância da utilização do gênero dramático em sala de aula. Para tanto, a pesquisa objetiva apresentar uma proposta de intervenção voltada para o ensino do gênero dramático, utilizando a obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. A finalidade é desenvolver, através das atividades, o conhecimento do gênero e as habilidades de leitura e interpretação dos discentes e, assim, oferecer aos professores e futuros docentes um projeto possível e aplicável para suas aulas. O estudo desenvolvido apresenta uma abordagem qualitativa exploratória que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica. No que concerne a proposta de intervenção, teve como aporte teórico principais contribuições de Cosson (2014), Jacopini (2013), e documentos oficiais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Percebeu-se que o gênero dramático, quando utilizado como ferramenta didática, oferece importantes práticas de letramento para os alunos. Diante das conclusões, existe a possibilidade de sua inserção para o exercício docente como um projeto aplicável. Por essas razões, as estratégias e metodologias são mecanismos para uma educação bem-sucedida ao gênero dramático como um auxiliar na aprendizagem no Ensino Fundamental da 9ª série. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Henrique Cirilo Valones pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gênero Dramático pt_BR
dc.subject Saltimbancos pt_BR
dc.subject Proposta de Intervenção pt_BR
dc.title O gênero dramático em sala de aula: uma proposta pedagógica da obra Os Saltimbancos, de Chico Buarque, para o 9° ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta