Resumo:
O presente trabalho, em formato de artigo, teve como objetivo oportunizar e analisar
a possibilidade de inclusão de aulas de Ginástica Artística aos alunos do 6º ano do
ensino fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco
Ernesto do Rêgo, localizada na cidade de Queimadas – PB. Para isto, realizamos
uma pesquisa do tipo pesquisa-ação. Foram elaboradas, ministradas e analisadas
11 (onze) aulas, em uma unidade de ensino, onde foi possibilitada aos alunos a
vivência de movimentos da ginástica artística: rolamento para frente e para trás,
grupado, carpado e afastado; e estrelinha. Utilizamos como instrumentos para coleta
de dados: plano de trabalho, planos de curso, planos de aula, além da observação
continua das aulas, por meio de fotos e vídeos gravados durante as aulas, além dos
depoimentos dos alunos sobre a sua experiência e sobre a possibilidade de a
ginástica ser um conteúdo da Educação Física Escolar. No decorrer das aulas
passamos por algumas dificuldades, dentre elas a desistência de todos os alunos de
uma das turmas, no entanto, com a turma que permaneceu no projeto, conseguimos
desenvolver o nosso trabalho de forma satisfatória, tanto para os alunos, como para
nós. A partir dos dados colhidos, podemos perceber que todos os alunos sentem
falta de aprender novos conteúdos, seja relacionado à ginástica artística, como
também assuntos relacionados aos outros conteúdos da Educação Física.
Descrição:
MOURA, R. M. de.
Ginástica artística: possibilidades
de uma prática na educação física escolar. 2012. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.