Resumo:
Essa pesquisa tem como principal proposta promover uma análise e também uma breve discussão metodológica acerca do ensino de Geografia nas escolas públicas e como a formação do professor passa por diversas transformações durante a sua construção, refletindo sobre quais as metodologias são aplicáveis durante as aulas e como elas podem variar, de acordo com pontos específicos em sua execução. Destaca-se nesse ponto, o quanto as experiências com os Estágios Supervisionados, disciplinas obrigatórias na grade curricular das licenciaturas em geral, e também, especificamente, a pesquisa e regência desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica, além do desmonte estrutural da educação pública, a desvalorização da profissão docente e o desprezo promovido em relação às Ciências Humanas como principais fatores de enfrentamento, por meio de análises bibliográficas de teóricos sobre ensino de Geografia e Educação em geral, além do relato de experiência de preparação e regência escolar, podem ser cruciais na formação do profissional e da sua identidade de educador; além de uma busca pelo prazer e motivação em ensinar e da sensação de pertencimento à área da educação.
Descrição:
SILVA, V. M. da. Estágio e residência em geografia: rompendo as estruturas tradicionais e construindo o ser professoral. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.