dc.contributor.author |
Silva, Vitória Maria da |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-13T19:56:00Z |
|
dc.date.available |
2020-11-13T19:56:00Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-09 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22406 |
|
dc.description |
SILVA, V. M. da. Estágio e residência em geografia: rompendo as estruturas tradicionais e construindo o ser professoral. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa pesquisa tem como principal proposta promover uma análise e também uma breve discussão metodológica acerca do ensino de Geografia nas escolas públicas e como a formação do professor passa por diversas transformações durante a sua construção, refletindo sobre quais as metodologias são aplicáveis durante as aulas e como elas podem variar, de acordo com pontos específicos em sua execução. Destaca-se nesse ponto, o quanto as experiências com os Estágios Supervisionados, disciplinas obrigatórias na grade curricular das licenciaturas em geral, e também, especificamente, a pesquisa e regência desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica, além do desmonte estrutural da educação pública, a desvalorização da profissão docente e o desprezo promovido em relação às Ciências Humanas como principais fatores de enfrentamento, por meio de análises bibliográficas de teóricos sobre ensino de Geografia e Educação em geral, além do relato de experiência de preparação e regência escolar, podem ser cruciais na formação do profissional e da sua identidade de educador; além de uma busca pelo prazer e motivação em ensinar e da sensação de pertencimento à área da educação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Residência pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Estágio e residência em geografia: rompendo as estruturas tradicionais e construindo o ser professoral |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |