Resumo:
Este trabalho é um relato de experiência com objetivo de relatar a realidade da educação física no ensino infantil, a partir da experiência no Programa Residência Pedagógica desenvolvido em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Campina Grande -PB. A experiência se deu no período entre agosto de 2018 e janeiro de 2020. Por meio das atividades propostas, foi possível estimular as capacidades motoras dos alunos, o desenvolvimento de conhecimentos que envolvem a percepção de si e o conhecimento da sociedade, além de maior liberdade cognitiva e emocional, mais socialização, construindo com os colegas a ideia de coletividade, onde os mesmos se tornaram os protagonistas das aulas. Diante do exposto, percebe-se a responsabilidade que o professor de Educação Física pode exercer no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, representando um avanço na direção da possibilidade de construir uma relação mais orgânica com a Educação Infantil. Então se nota que a formação acadêmica torna-se fundamental, pois abre para o profissional vários olhares sobre a Educação Física, que é uma disciplina rica em conteúdos e, portanto, com muitas possibilidades de aprendizagem. O programa se torna importante para a formação dos discentes de cursos de licenciatura, pois promove o fortalecimento da prática, permitindo exercitar a teoria construída em sala de aula, assim como, sua importância na formação continuada dos professores preceptores que recebem os licenciandos nas escolas para a inserção e acompanhamento destes em sala de aula.
Descrição:
LAPIS, Jessica de Araujo. Educação Física Infantil - Relato de experiência a partir do Programa Residência Pedagógica. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020