Resumo:
Esse relato trata-se de uma experiência desafiadora vivenciada no estágio 3
supervisionado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no curso de
Licenciatura em Educação Física. O estágio ocorreu no Instituto dos Cegos de
Campina Grande. Todos os encontros foram as quartas feiras no turno da manhã
entre as 7 e meia as 11 e meia atuando com diferentes tipos de deficiências visuais
visual, onde elaboramos estratégias pedagógicas que possibilitassem uma efetiva
participação de todos nas atividades e modalidades aplicadas nas aulas de
educação física sempre mantendo o feedback para que todos entendessem o
significado de cada aula aplicada. O referido trabalho foi feito através de uma
observação de atividades direcionadas a esse público em seu ambiente natural que
tinha como objetivo promover avanços na qualidade de vida através da melhoria de
noções de espaço, postura, autoestima e uma maior independência nas atividades
rotineiras do seu cotidiano. Além de elaboramos ciclos de conversação enfocando
a necessidade de obtermos hábitos alimentares saudáveis. Foi evidenciado que ao
final do estágio obtivemos inúmeros avanços com essa demanda de alunos através
de uma efetiva participação de todos nas atividades propostas, além de permitir
alguns alunos superar traumas antes existentes como aulas na piscina sobe a
orientação e acompanhamento de vários estagiários que permitiram vivenciar
atividades e modalidades que se achavam incapazes de executar. Através dos
resultados obtidos foi extremamente gratificante vivenciar uma experiência tão
valorosa de suma importância na nossa formação acadêmica, levando esse
aprendizado não apenas para a vida profissional, mas para engrandecimento
pessoal.
Descrição:
LIMA, Emerson Fernandes. A importância da atividade física para portadores de deficiência visuais.2020.25f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.