Resumo:
Este trabalho teve como objeto de estudo a Deficiência Intelectual que é um atraso cognitivo, caracterizada por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo. Causando dificuldades motoras, dificuldades de se comunicar, compreender regras, raciocinar, manter relações pessoais e resolver problemas, trazendo dificuldades na aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é trazer informações para os professores sobre a Deficiência Intelectual suas principais características e suas implicações pedagógicas, apresentando sugestões de estratégias que podem ser usadas para facilitar a aprendizagem do aluno com DI. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica qualitativa, analítica para a construção do referencial teórico. Um estudo de caso, onde foi feito uma entrevista com a mãe da criança para saber as causas do DI, uma observação do comportamento do aluno em sala de aula buscando entender melhor suas principais necessidades, e entrevista com a mãe e professora da criança com a finalidade de saber suas maiores dificuldades no ensino do aluno. Os autores que contribuiram para embasar o estudo foi Vieira (2017), Gomes (2010), Almeida (2012), entre outros, que relatam em suas obras sobre a Deficiência Intelectual e as práticas pedagógicas. Como resultado pode-se concluir que o professor tem um papel fundamental na aprendizagem do aluno, sendo assim dá-se a importância dele conhecer as dificuldades de aprendizagem para auxiliar o aluno com DI em sua busca pelo conhecimento, por conseguinte a criança com deficiência intelectual quando amparado é capaz de se desenvolver e aprender, com o uso de estratégias adequadas as suas necessidades, sendo possível que ela desenvolva suas habilidades
Descrição:
Cardoso, M. M. G. A deficiência intelectual e as dificuldades de aprendizagem na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.