dc.description.abstract |
O presente relato visa relatar as minhas experiências vivenciadas como
professor de Educação Física com as turmas do 6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º anos
adquiridas no Centro Educacional Criativo do Município de Campina Grande – PB.
Assim sendo, parti da perspectiva de que a educação física escolar deve ter como
meta o processo da formação do homem, tanto em seu aspecto físico como social,
onde devem ser aperfeiçoados os movimentos naturais. É tarefa da Educação Física
preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os
demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor
proveito possível. Durante o processo letivo de 2012, apresentei os conteúdos que
identificassem à finalidade da Educação Física, justificando a necessidade do
movimento, classificando os jogos, os desportos, a ginástica e as lutas, transmitindo
noções de técnicas e regras das modalidades ensinadas e conhecimento sobre o
corpo. A experiência vivida no ano letivo de 2012 foi importantíssima para o
aprendizado acerca do processo pedagógico escolar da educação física escolar e o
conhecimento das inúmeras possibilidades de conteúdos didáticos para o
componente, desmitificando o modelo de abordagem tecnicista, sendo
extremamente válida e satisfatória para o conhecimento da prática pedagógica da
educação física escolar, melhorando a cada dia as minhas aulas e contribuindo para
a formação de cidadãos críticos. |
pt_BR |