Resumo:
O objetivo deste trabalho é de discutir sobre a vivência no Estágio Supervisionado em
Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da
Silveira, situada no bairro de Bodocongó, da cidade de Campina Grande/PB, nas modalidades
de ensino fundamental II e médio, considerando os aspectos relacionados ao cotidiano e
planejamento escolar. Desta forma, ressaltando experiências vivenciadas em docência durante
o período de execução do Estágio Supervisionado I e II, do curso de Licenciatura Plena em
Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, onde foi possível na graduação, ter a
oportunidade de vivenciar o prazer da descoberta, bem como ter o contato direto com a real
situação no campo de trabalho, e suas dificuldades. Entende-se que a prática do Estágio
Supervisionado em Educação Física pode ser executada nas escolas públicas de nível
fundamental e médio, porém, levando-se em conta que as mesmas devam estar devidamente
vinculadas às instituições de ensino superior, e que no Estágio conste exclusivamente o
objetivo de preparar o mais adequadamente possível seus futuros profissionais. Dentro dos
pressupostos vivenciados, constata-se que os alunos da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, situada no bairro de Bodocongó, já
encontram-se desestimulados das práticas de atividades físicas, e que é necessário ao
professor ser mais criativo e ousado no tratante as modalidades utilizadas, investindo em
novas formas de estimular a atenção dos alunos voluntariamente as aulas de Educação Física,
não se prendendo apenas a conteúdos futebolísticos, Abrindo os horizontes de seus alunos de
forma crítica e enriquecedora.
Descrição:
ARAÚJO, S. dos A.
Estágio Supervisionado: uma
experiência vivida. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.