Resumo:
Quando nos debruçamos na temática da cultura afro-brasileira e na invasão portuguesa
ao território brasileiro, usurpada pelo termo “descobrimento do Brasil”, entramos numa
área bastante delicada para a história étnica brasileira. Assim decidimos, a partir das
dificuldades em abordar os temas da cultura afro nas escolas, discutir, dentro das aulas
de Educação Física no estágio supervisionado III e IV referente as turmas do nível
Fundamental II e Médio, as contribuições africanas nos processos de construções
sociais, históricos e filosóficos na formação da nossa sociedade, dentro de um projeto
político-pedagógico pautado no discurso afro centrado. Visando à valorização desta
cultura no processo educativo foi criada a Lei 10.639, lei esta que estabelece a
obrigatoriedade do ensino da abordagem histórica e cultural afro-brasileira no currículo
escolar. Porém, mesmo estabelecido por lei, esta temática não é abordada ou, por muitas
vezes, é realizada de forma fragmentada, apenas em datas comemorativas e não de
forma sistematizada. Diante disto, este trabalho objetivou descrever e discutir a vivência
e a utilização de temáticas da cultura africanas e afro-brasileiras nas aulas de Educação
Física nos estágios supervisionado III e IV, assim como identificar e analisar estratégias
pedagógicas favoráveis, ou não favoráveis, na abordagem das temáticas africanas e
afro-brasileiras na EF escolar. Esta experiência de ensino mostrou que é possível
trabalhar com os conteúdos africanos e afro brasileiros na escola, contribuindo na
afirmação da identidade étnica dos alunos.
Descrição:
SILVA, Weslley Correia Francelino da. Da senzala à sala de aula: a Cultura africana e Afro Brasileira na Educação Física. 2019. 61 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.