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O ensino de Física em espaços não-formais, através do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino)

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dc.contributor.author Raposo, Fabiano de Albuquerque
dc.date.accessioned 2020-11-26T16:47:55Z
dc.date.available 2020-11-26T16:47:55Z
dc.date.issued 2020-11-11
dc.identifier.issn CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22453
dc.description RAPOSO. FABIANO DE ALBUQUERQUE. O Ensino de Física em espaços não-formais, através do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino). 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Muitos são os desafios do ensino de física na atualidade. Desse modo, salientamos a importância de espaços não formais de ensino, como também de atividades experimentais, visto que, os mesmos podem contribuir para um processo educativo mais eficiente. Nesse contexto, este trabalho trata-se do relato de uma experiência vivenciada no PROAFE, em que se objetivou a aplicação de uma proposta de ensino com abordagem experimental em ciências/física, utilizando-se de um espaço não formal de ensino: o espaço do Museu Vivo da Ciência e Tecnologia “Lynaldo Cavalcante”, através de uma parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Prefeitura de Campina Grande. A proposta foi desenvolvida e aplicada com alunos do 9° ano do ensino fundamental do município de Campina Grande – PB, onde foi abordado o conteúdo de Eletrostática, através da realização de atividades experimentais. O PROAFE é um programa que apresenta profunda relevância por atender a alunos de diversas escolas públicas da cidade, trazendo experiências fora do ensino formal, como alternativa para o ensino de Ciências da Natureza, por meio de uma abordagem experimental. Nesse período de mudanças constantes e buscas por novos conhecimentos e novas tecnologias, cabe não só aos professores como também a toda comunidade escolar buscar maneiras para se ter um ensino de qualidade, e desse modo, a utilização de museus de ciências podem contribuir de forma efetiva para construção do saber. Após a realização dos experimentos, observou-se que os alunos compreenderam os conceitos e fenômenos trabalhados, uma vez que os mesmos relataram que se sentiram mais motivados através das atividades realizadas, o conteúdo apresentado de forma experimental com o seu cotidiano, propiciando a construção do conhecimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Espaços não-formais pt_BR
dc.title O ensino de Física em espaços não-formais, através do PROAFE (Programa de Apoio à Formação e ao Ensino) pt_BR
dc.type Article pt_BR


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