Resumo:
O presente trabalho traz reflexões em torno da psicomotricidade e suas contribuições
para a Educação Infantil. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições
da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. A
metodologia deste trabalho está firmada na abordagem qualitativa, uma vez que, se
busca interpretar os fatos ocorridos na realidade, dispensando os recursos
estatísticos. Como instrumento metodológico foi utilizada a pesquisa-ação, visto que
há uma participação ativa sobre a realidade. Os resultados foram obtidos através das
atividades realizadas na turma de Educação Infantil com crianças de 3 a 4 anos de
idade. Este tem a fundamentação teórica em numerosos autores, entre eles estão: Le
Boulch (1982) e (1984), Barreto (2000), Alves (2008), Velasco (1996), Fonseca (2008),
Kyrillos e Sanches (2004), Mendonça (2004) e Verderi (2009). Com base nas
discussões levantadas, concluímos que a psicomotricidade traz inúmeras
contribuições para a Educação Infantil, não só no sentido da motricidade, como
também nos princípios sociais, afetivos e cognitivos.
Descrição:
FERREIRA, M. dos S. As contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.