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Sabe-se que o processo de envelhecimento afeta todos os indivíduos de
forma lenta e gradativa, provoca alterações biológicas e socioambientais.
(RIGO; TEIXEIRA, 2005). Alguns idosos já vivenciaram o processo chamado
de exclusão social e é através dele que surgem os grupos de terceira idade,
que carregam consigo um potencial de transformação do cotidiano, para
ampliar e consolidar o ideal de democracia (PORTELLA, 2001). A Universidade
Estadual da Paraíba desenvolveu o Programa Universidade Aberta à
Maturidade que possibilita aos idosos o aprofundando de seus conhecimentos
nas áreas de saúde, cultura, lazer, conhecimentos gerais e temas relacionados
ao envelhecimento e qualidade de vida. Durante a disciplina Lazer e Turismo
para a Terceira Idade a professora propôs a realização de uma gincana para os
idosos, sendo organizada pela mesma e pelo proponente do presente trabalho.
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência, como aluno de Educação
Física, obtida na primeira Gincana da Amizade, da Universidade Aberta à
Maturidade, onde aproximadamente 50 idosos participaram e 12 alunos do
curso do curso de Educação Física colaboraram como voluntários. Constatouse
que a participação dos idosos em gincanas como esta possibilita a
integração numa perspectiva de inserção social e valorização humana,
favorecendo o convívio em grupo e a mudança no estilo de vida. Portanto,
existe a necessidade de criação de novas gincanas voltadas ao público da
terceira idade, oportunizando o lazer e práticas salutares, para que assim
contribua-se para que eles tenham uma vida mais saudável e prazerosa. |
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