Resumo:
O Atendimento Educacional Especializado é um importante instrumento de promoção da acessibilidade do público-alvo da Educação Especial no país. O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado-AEE, no Grupo Escolar Municipal José Barbosa de Lucena, pertencente ao município de Alagoinha-PB, focando no processo de ensino desenvolvido pela professora do AEE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em educação, que utilizou como técnicas o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como outros instrumentos de coleta de dados, tais como a observação e aplicação de um questionário. Como base teórica, foram consultados os seguintes autores: Furlan (2014); Freitas e Garcia (2014); Mazzotta (2005); Mantoan (2002); Lima (2006), entre outros. Os resultados revelam que as práticas desenvolvidas pela professora do AEE tiveram considerável relevância para o acompanhamento de muitos alunos que conseguiram se desenvolver, porém, a falta de um auxiliar de sala, dificulta o processo de acompanhamento. De acordo com o aludido, a princípio, o AEE é muito importante para a inclusão e o desenvolvimento escolar do aluno com deficiência.
Descrição:
CIRILO, F. F. As contribuições da sala de Atendimento Educacional Especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.