dc.contributor.author |
Cirilo, Fernanda Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2020-11-27T14:21:37Z |
|
dc.date.available |
2020-11-27T14:21:37Z |
|
dc.date.issued |
2020-10-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22461 |
|
dc.description |
CIRILO, F. F. As contribuições da sala de Atendimento Educacional Especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. 2020. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Atendimento Educacional Especializado é um importante instrumento de promoção da acessibilidade do público-alvo da Educação Especial no país. O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições do Atendimento Educacional Especializado-AEE, no Grupo Escolar Municipal José Barbosa de Lucena, pertencente ao município de Alagoinha-PB, focando no processo de ensino desenvolvido pela professora do AEE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa em educação, que utilizou como técnicas o estudo de caso, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como outros instrumentos de coleta de dados, tais como a observação e aplicação de um questionário. Como base teórica, foram consultados os seguintes autores: Furlan (2014); Freitas e Garcia (2014); Mazzotta (2005); Mantoan (2002); Lima (2006), entre outros. Os resultados revelam que as práticas desenvolvidas pela professora do AEE tiveram considerável relevância para o acompanhamento de muitos alunos que conseguiram se desenvolver, porém, a falta de um auxiliar de sala, dificulta o processo de acompanhamento. De acordo com o aludido, a princípio, o AEE é muito importante para a inclusão e o desenvolvimento escolar do aluno com deficiência. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Débora Regina Fernandes Benício |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Atendimento educacional especializado |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da sala de atendimento educacional especializado para o processo de aprendizagem das crianças com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |