dc.description.abstract |
A educação é um direito fundamental no Brasil, segundo à constituição; e situações adversas que necessitam de uma adequação como a pandemia mundial por causa da Covid-19, que atingiu rapidamente quase toda população, mediante ao enorme grau de transmissão, acarretado por uma ameaça letal de infecção, foi necessária uma quarentena emergencial. Consequentemente, as instituições de ensino do país tiveram que suspender suas atividades letivas. Inúmeras reuniões e discussões que convergiram para o ensino em plataformas digitais, para os estudantes não ficarem sem assistir aulas. Assim, todos tiveram que se ajustar para uma realidade completamente diferente para se adequarem ao ensino remoto. E para a Física não foi diferente. Sendo assim, objetivou-se verificar na visão dos professores de Física das escolas públicas da rede estadual da Paraíba em relação ao ensino remoto durante o afastamento social. Para isso utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário simples que foi aplicado a professores de Física. Os aspectos vantajosos do ensino remoto para os professores de Física foram: autonomia, autoproteção, democratização, economia, emprego da tecnologia, flexibilização de horários e garantia do ano letivo; e os das desvantagens foram: avaliação, carência estrutural, comprometimento, despreparo, dispersão física e limitação. |
pt_BR |