Resumo:
O presente artigo retrata os resultados de uma pesquisa sobre leitura de literatura nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, ciclo da alfabetização, que reflete acerca da contribuição da
Literatura Infantil na aprendizagem e desenvolvimento dos/as discentes. Como objetivo geral
buscou-se compreender como a leitura de literatura infantil influencia na formação leitora das
crianças em processo de alfabetização; especificamente, discutir sobre as contribuições da
leitura de literatura na formação leitora das crianças no ciclo da alfabetização; identificar se os
livros de literatura infantil são utilizados no trabalho com a leitura; e refletir sobre a importância
da leitura de literatura no processo de formação das crianças a partir de relatos docentes. O
estudo é resultante de uma pesquisa qualitativa em educação, realizada através de um
questionário investigativo com professoras de duas escolas municipais do município de
Alagoinha/PB. Para o aporte teórico utilizou-se, dentre outras obras, as de (JOUVE, 2002),
(MARTINS, 2012), (AMARILHA, 2010), (YUNES, 2010), (FERREIRO, 2011), (SOARES,
2018), (TFOUNI, 2010), que abordam a leitura, a leitura de literatura e sua importância na
construção do/a aluno/a leitor/a, e o processo de alfabetização. Para a análise dos dados usouse como metodologia a análise do discurso fundamentada em (BAKHTIN, 1988), que considera
a fala como um elemento importante na trama das relações sociais. Concluiu-se que a leitura de
Literatura Infantil é crucial na aprendizagem da criança que está em processo de aquisição da
leitura e da escrita, fornecendo a mesma uma relação com a vida, e lhe dando uma representação
de mundo através de uma conexão entre o real e o imaginário, além de ser fundamental na
formação de um/a leitor/a crítico/a e reflexivo/a.
Descrição:
ALVES, F. S. A leitura de literatura infantil no processo de alfabetização das crianças. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.