UEPB - Repositório Digital

A leitura de Literatura Infantil no processo de alfabetização das crianças

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Fabiana Silva
dc.date.accessioned 2020-12-04T02:28:28Z
dc.date.available 2020-12-04T02:28:28Z
dc.date.issued 2020-11-26
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22548
dc.description ALVES, F. S. A leitura de literatura infantil no processo de alfabetização das crianças. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo retrata os resultados de uma pesquisa sobre leitura de literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ciclo da alfabetização, que reflete acerca da contribuição da Literatura Infantil na aprendizagem e desenvolvimento dos/as discentes. Como objetivo geral buscou-se compreender como a leitura de literatura infantil influencia na formação leitora das crianças em processo de alfabetização; especificamente, discutir sobre as contribuições da leitura de literatura na formação leitora das crianças no ciclo da alfabetização; identificar se os livros de literatura infantil são utilizados no trabalho com a leitura; e refletir sobre a importância da leitura de literatura no processo de formação das crianças a partir de relatos docentes. O estudo é resultante de uma pesquisa qualitativa em educação, realizada através de um questionário investigativo com professoras de duas escolas municipais do município de Alagoinha/PB. Para o aporte teórico utilizou-se, dentre outras obras, as de (JOUVE, 2002), (MARTINS, 2012), (AMARILHA, 2010), (YUNES, 2010), (FERREIRO, 2011), (SOARES, 2018), (TFOUNI, 2010), que abordam a leitura, a leitura de literatura e sua importância na construção do/a aluno/a leitor/a, e o processo de alfabetização. Para a análise dos dados usouse como metodologia a análise do discurso fundamentada em (BAKHTIN, 1988), que considera a fala como um elemento importante na trama das relações sociais. Concluiu-se que a leitura de Literatura Infantil é crucial na aprendizagem da criança que está em processo de aquisição da leitura e da escrita, fornecendo a mesma uma relação com a vida, e lhe dando uma representação de mundo através de uma conexão entre o real e o imaginário, além de ser fundamental na formação de um/a leitor/a crítico/a e reflexivo/a. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francineide Batista de Sousa Pedrosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title A leitura de Literatura Infantil no processo de alfabetização das crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta