UEPB - Repositório Digital

Valores na educação infantil: o que pensam os (as) professores (as) a respeito do ensino de valores éticos e morais em sala de aula?

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Anaily da Silva
dc.date.accessioned 2020-12-04T03:05:19Z
dc.date.available 2020-12-04T03:05:19Z
dc.date.issued 2020-03-12
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22556
dc.description SANTOS, A. da S. Valores na educação infantil: o que pensam os (as) professores (as) a respeito do ensino de valores éticos e morais em sala de aula?. 2020. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos professores frente ao trabalho com valores para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil , consiste na síntese de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais, abordando a importância de valores éticos e morais na educação infantil a fim de responder as seguintes questões: Qual é a visão que os professores tem sobre ética tanto no espaço escolar quanto na Educação Infantil, se é importante trabalhar valores éticos e morais segundo suas experiências profissionais, se costumam abordar a temática em sala e de que forma trabalham , Em algum momento desenvolve atividades interdisciplinares a partir dessa temática, quais os recursos que costumam utilizar, qual seria as dificuldades enfrentadas relacionada ao ensino de valores e o que os educadores percebem nas crianças quando trabalham valores. Para alcançar tal objetivo, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas envolvendo artigos científicos, discutindo as ideias de autores como Chauí (1978) envolvendo teorias filosóficas, Fagundes (2001), mostrando que a educação estar comprometida com valores éticos, Cortela (2010), apresentando a ética como conjunto de princípios e valores que norteiam a nossa conduta de vida em sociedade, trazendo alguns teóricos como Pizzimenti (2013) destacando que é impossível viver numa sociedade completamente destituída de valores, Zabalza (2000) vem tratando sobre a ação do professor na educação de valores, Freire (1996), Aranha (2006), Dewey (1980),Severino (2007), Marconi e lakatos (2003), Minayo (2011), Souza(2007), cury (2003), Parolim (2003) e La Taille (1998), os dados foram coletados através do instrumento utilizado para a pesquisa, uma entrevista, com oito perguntas abertas, que foram preenchidas pelos profissionais da educação infantil onde a análise de dados foi feita a partir dessas respostas, com um processo de categorização e interpretações de resultados obtidos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Valores éticos pt_BR
dc.subject Valores morais pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.title Valores na educação infantil: o que pensam os (as) professores (as) a respeito do ensino de valores éticos e morais em sala de aula? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta