Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos professores
frente ao trabalho com valores para o desenvolvimento integral da criança na
Educação Infantil , consiste na síntese de uma pesquisa realizada em duas escolas
públicas municipais, abordando a importância de valores éticos e morais na educação
infantil a fim de responder as seguintes questões: Qual é a visão que os professores
tem sobre ética tanto no espaço escolar quanto na Educação Infantil, se é importante
trabalhar valores éticos e morais segundo suas experiências profissionais, se
costumam abordar a temática em sala e de que forma trabalham , Em algum momento
desenvolve atividades interdisciplinares a partir dessa temática, quais os recursos que
costumam utilizar, qual seria as dificuldades enfrentadas relacionada ao ensino de
valores e o que os educadores percebem nas crianças quando trabalham valores.
Para alcançar tal objetivo, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas envolvendo
artigos científicos, discutindo as ideias de autores como Chauí (1978) envolvendo
teorias filosóficas, Fagundes (2001), mostrando que a educação estar comprometida
com valores éticos, Cortela (2010), apresentando a ética como conjunto de princípios
e valores que norteiam a nossa conduta de vida em sociedade, trazendo alguns
teóricos como Pizzimenti (2013) destacando que é impossível viver numa sociedade
completamente destituída de valores, Zabalza (2000) vem tratando sobre a ação do
professor na educação de valores, Freire (1996), Aranha (2006), Dewey
(1980),Severino (2007), Marconi e lakatos (2003), Minayo (2011), Souza(2007), cury
(2003), Parolim (2003) e La Taille (1998), os dados foram coletados através do
instrumento utilizado para a pesquisa, uma entrevista, com oito perguntas abertas,
que foram preenchidas pelos profissionais da educação infantil onde a análise de
dados foi feita a partir dessas respostas, com um processo de categorização e
interpretações de resultados obtidos.
Descrição:
SANTOS, A. da S. Valores na educação infantil: o que pensam os (as) professores (as) a respeito do ensino de valores éticos e morais em sala de aula?. 2020. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.