Resumo:
A Literatura Infantil destaca nesta pesquisa o processo de formação escolar das crianças das séries iniciais e a contribuição da mesma em seu desenvolvimento social. Tem como objetivo geral, analisar a importância da literatura tanto na formação escolar quanto no meio social da criança. A metodologia usada para esta pesquisa foi a quantitativa com pesquisa a campo, a análise de dados foi feita através de um questionário com os(as) alunos(as) que frequentava o sétimo e oitavo período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) Campus – III em Guarabira. Para a fundamentação teórica utilizamos autores como Coelho, Paiva, Goés, Zilberman, Cademartori, Carvalho, Gabriel, Sandroni, Meireles, Abramovich, Brasil e Ribeiro. Durante a pesquisa é notório que é essencial a presença da literatura desde os primeiros anos de vida da criança, sendo assim, podemos concluir que o uso da mesma possibilita a criança a formação de um pensamento crítico, desenvolvimento no hábito da leitura, reflexo da aprendizagem do que está presente nos livros para o cotidiano, desenvolvimento na criatividade, e a possibilidade em conhecer outros povos e culturas.
Descrição:
ARAÚJO, J. C. G. de. A relevância da literatura infantil na formação escolar e no desenvolvimento social da criança nas séries iniciais. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.