Resumo:
A identidade docente reúne elementos da identidade pessoal e profissional do indivíduo e é construída a partir dos processos de formação inicial, formação continuada e do exercício do magistério. Nessa perspectiva, este presente trabalho buscou investigar a construção da identidade docente nos cursos de Licenciatura Plena, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III, através de uma abordagem quantitativa, que contou com a aplicação de um questionário nas turmas concluintes do período (2019.2), dos cursos de Pedagogia, História, Geografia, Letras Inglês e Letras Português, e de levantamentos de dados bibliográficos fundamentados em autores como: Dubar (1997), Ciampa (1993), Libâneo (2015), Pimenta e Lima (2004), Nóvoa (1995), entre outros. Mediante aos resultados e discussões ao longo desta pesquisa, pudemos constatar que as contribuições da formação inicial são fundamentais para a construção da identidade docente nos cursos de Licenciatura Plena, e que os futuros docentes ao término da graduação já conseguem perceber se iniciaram a construção da identidade docente ou não, tendo uma ideia se darão continuidade aos percursos formativos que a docência exige.
Descrição:
SILVA, B. S. da. A construção da identidade docente e os seus percursos formativos. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.