UEPB - Repositório Digital

A construção da identidade docente e os seus percursos formativos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Bruna Soares da
dc.date.accessioned 2020-12-10T03:27:35Z
dc.date.available 2020-12-10T03:27:35Z
dc.date.issued 2020-11-25
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22682
dc.description SILVA, B. S. da. A construção da identidade docente e os seus percursos formativos. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract A identidade docente reúne elementos da identidade pessoal e profissional do indivíduo e é construída a partir dos processos de formação inicial, formação continuada e do exercício do magistério. Nessa perspectiva, este presente trabalho buscou investigar a construção da identidade docente nos cursos de Licenciatura Plena, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus III, através de uma abordagem quantitativa, que contou com a aplicação de um questionário nas turmas concluintes do período (2019.2), dos cursos de Pedagogia, História, Geografia, Letras Inglês e Letras Português, e de levantamentos de dados bibliográficos fundamentados em autores como: Dubar (1997), Ciampa (1993), Libâneo (2015), Pimenta e Lima (2004), Nóvoa (1995), entre outros. Mediante aos resultados e discussões ao longo desta pesquisa, pudemos constatar que as contribuições da formação inicial são fundamentais para a construção da identidade docente nos cursos de Licenciatura Plena, e que os futuros docentes ao término da graduação já conseguem perceber se iniciaram a construção da identidade docente ou não, tendo uma ideia se darão continuidade aos percursos formativos que a docência exige. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Futuros docentes pt_BR
dc.subject Percursos formativos pt_BR
dc.title A construção da identidade docente e os seus percursos formativos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta