Resumo:
O presente estudo tem por finalidade caracterizar as práticas pedagógicas das professoras frente a inserção da educação étnico-racial na educação infantil. A pesquisa realizada com professoras, 01 professora da educação infantil da rede pública, 01 professora da educação infantil da rede particular, 01 professora do ensino fundamental l da rede públicada cidade de Passa e fica - RN. Para chegarmos até o objetivo geral, buscamos o que as professoras sabem acerca da lei 10.639/03 (BRASIL,MEC, 2003), do projeto político pedagógico da escola, e a frequência com que trabalham a cultura afro-brasileira. A pesquisa, com abordagem qualitativa, e realizada com a técnica da análise de conteúdo. O roteiro de entrevista foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Autores como Munanga(2005), Fonseca(2016), as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana(2004), e as orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais(2006), foram essenciais para a construção deste trabalho. Mesmo com os avanços da educação étnico-racial na educação infantil, o processo de inserção ocorre lentamente. Tais profissionais atribuem conhecimento e relevância ao ensino da história e cultura afro-brasileira na educação infantil, em que contemplar o ensino da educação étnico-racial na educação infantil é um meio para que a criança aceite o outro em suas diferenças, desenvolvendo habilidades para que as tornem capazes de se relacionar com a diversidade sem preconceito.
Descrição:
CANDIDO, D. de L. Educação étnico-racial na educação infantil: práticas pedagógicas e o cumprimento da lei 10.639/03. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.