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Educação étnico-racial na educação infantil: práticas pedagógicas e o cumprimento da lei 10.639/03

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dc.contributor.author Candido, Declisse de Lima
dc.date.accessioned 2020-12-11T00:27:03Z
dc.date.available 2020-12-11T00:27:03Z
dc.date.issued 2020-11-10
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22706
dc.description CANDIDO, D. de L. Educação étnico-racial na educação infantil: práticas pedagógicas e o cumprimento da lei 10.639/03. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por finalidade caracterizar as práticas pedagógicas das professoras frente a inserção da educação étnico-racial na educação infantil. A pesquisa realizada com professoras, 01 professora da educação infantil da rede pública, 01 professora da educação infantil da rede particular, 01 professora do ensino fundamental l da rede públicada cidade de Passa e fica - RN. Para chegarmos até o objetivo geral, buscamos o que as professoras sabem acerca da lei 10.639/03 (BRASIL,MEC, 2003), do projeto político pedagógico da escola, e a frequência com que trabalham a cultura afro-brasileira. A pesquisa, com abordagem qualitativa, e realizada com a técnica da análise de conteúdo. O roteiro de entrevista foi o instrumento utilizado para a coleta de dados. Autores como Munanga(2005), Fonseca(2016), as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana(2004), e as orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais(2006), foram essenciais para a construção deste trabalho. Mesmo com os avanços da educação étnico-racial na educação infantil, o processo de inserção ocorre lentamente. Tais profissionais atribuem conhecimento e relevância ao ensino da história e cultura afro-brasileira na educação infantil, em que contemplar o ensino da educação étnico-racial na educação infantil é um meio para que a criança aceite o outro em suas diferenças, desenvolvendo habilidades para que as tornem capazes de se relacionar com a diversidade sem preconceito. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Sheila Gomes de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.title Educação étnico-racial na educação infantil: práticas pedagógicas e o cumprimento da lei 10.639/03 pt_BR
dc.type Other pt_BR


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