Resumo:
A continuidade ao processo de aprendizagem, bem como organizar, planejar e executar novas oportunidades de aprendizagens para os estudantes em atividades não presenciais, tornou-se uma realidade corrente em nosso País. A questão norteadora versa em reconhecer: quais os desafios e prerrogativas para o uso das novas tecnologias da Educação no contexto da Covid-19 no ambito da formação continuada de educadores/as do campo? Neste sentido, o objetivo geral deste artigo visa discutir a formação de educadores/as do campo a partir de seus desafios e perspectivas para o uso das novas tecnologias da Educação no combate a Covid-19. Os objetivos especificos são: Refletir sobre o uso das tecnologias da Educação nas escolas do campo apontandos conceitos, politicas, desafios e perspectivas; Reflexionar a necessidade da formação continuada do campo para as tecnologias da educação; Analisar o uso das tecnologias da educação no contexto da Covid-19 nas escolas do campo. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foram trabalhados conceitos, ideias e documentos norteadores, importantes para compreensão da temática, dentre os principais autores destacam-se: Calazans (1993); Caldart (2014); Munarim (2016); Rosa (2008); Rodrigues e Bonfim (2017); Scarpari (2014); Silva (2012); Takahashi (2000); Travessini (2015); BNCC; LDB; PCN e PNE. Contudo, compreender os processos que levam a formação continuada do professor, especialmente, do professor da Educação do Campo frente as novas metodologias de ensino impostas pela realidade da Covid-19, foram fundamentais para compreender e desperta o interrese do potencial de contribuição para uma educação de mais qualidade e com ação prioritária no resgate social.
Descrição:
BARBOSA, K. R. de O. Formação continuada de educadores do campo: desafios e perspectivas para uso das novas tecnologias da educação no contexto da COVID-19. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.