Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo identificar, apresentar e analisar de forma comparativa os aspectos epistemológicos das dissertações de mestrado profissional e mestrado acadêmico em contabilidade no cenário de pesquisa brasileiro no ano de 2019. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, adotando como premissa teórica o esquema paradigmático quadripolar proposto por Bruyne (1991), adaptado por Theóphilo e Martins (2018) e com a adição de características apresentadas pela literatura que estão de acordo com a finalidade deste trabalho. Como resultado, foi auferido que, de forma comparativa, as características epistemológicas apresentadas pelos dois tipos de programas de mestrado em contabilidade analisados se mostraram semelhantes. De forma específica, foi demonstrado que as pesquisas nestes programas se caracterizam pela temática em contabilidade e finanças, com problema de natureza teórica e origem em dilemas do mundo real, apresentando uma postura teórica positiva com enfoque econômico, abordando a realidade de forma empírico-positivista, quantitativa, descritiva, e se utilizando da estratégia de pesquisa documental. Neste sentido, há evidências de que há influência do método tradicional, comumente utilizado nas pesquisas realizadas no contexto acadêmico, sobre a produção científica dos mestrados profissionais.
Descrição:
BARBOSA, Rafael Bernardo. Aspectos epistemológicos comparativos entre mestrado profissional e acadêmico em contabilidade: uma análise no cenário de pesquisa brasileiro no ano de 2019. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)-Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2020.