Resumo:
Em razão de uma evolução constante e acelerada de competitividade nos mercados ao longo dos anos e diante de várias transformações na sociedade, seja no âmbito social ou tecnológico, o comportamento do consumidor também vem sofrendo uma série de mudanças, o que leva o mercado e os pesquisadores à necessidade de averiguarem como funciona o comportamento do indivíduo diante de determinadas situações de compras. Nesse sentido, este estudo tem como principal objetivo traçar o perfil socioeconômico dos consumidores de livros. O referido estudo caracteriza-se como sendo exploratório e descritivo. Quanto à abordagem a pesquisa classificase como sendo quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada através de um questionário online aplicado em uma amostra não probabilística por conveniência. Como análise opinativa, os dados da amostra foram analisados, tabulados e representados em gráficos utilizando o software Microsoft Excel e Google Docs. Nos resultados obtidos pela pesquisa identificou-se entre os participantes a prevalência do sexo feminino, com idade entre 26 a 45 anos, com renda mensal entre 3.000,00 R$ a 5.000,00, e que possuem Graduação como grau de escolaridade. Ao analisar os fatores referentes ao comportamento de compra de livros, os resultados evidenciaram que a maioria dos participantes preferem comprar em loja física (livraria), e que o fator decisório na hora da compra de um livro é por conhecimento/entretinimento. Diante disso, acredita-se que os resultados alcançados possam contribuir para uma reflexão mais ampla acerca da temática, bem como ainda que modesta e indiretamente, apresenta ações que podem ser implementadas a partir da avaliação e do conhecimento do perfil e do comportamento de compra dos consumidores de livro.
Descrição:
XAVIER, R. Q. Análise do perfil socioeconômico dos consumidores de livros. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2020.