dc.contributor.author |
Barbosa Neto, Ricardo |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-14T20:35:10Z |
|
dc.date.available |
2020-12-14T20:35:10Z |
|
dc.date.issued |
2020-11-12 |
|
dc.identifier.other |
372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22750 |
|
dc.description |
BARBOSA NETO, R. A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino de Geografia nas escolas é um processo complexo e sócio-histórico, pois
reflete as múltiplas formas como o movimento da sociedade se materializou na (re)
constituição da ciência geográfica e, consequentemente, do seu papel na formação
do professor e na configuração do ensino na educação básica. Neste trabalho, que é
fruto de uma pesquisa realizada com professores da rede pública de ensino básico,
tem-se por objetivo compreender a relação entre o processo de ensino e
aprendizagem de Geografia no ensino fundamental I e a forma como este repercute
na construção dos saberes geográficos no ensino fundamental II. A pesquisa norteouse por uma abordagem de cunho qualitativo e adotou, como procedimentos
metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo que contou com
instrumentos qualitativos para obtenção de dados e informações. Como subsídios
teóricos para as análises dos dados coletados, foram utilizados estudos de Callai
(2005), Farias (2007), Silva et.al (2016), entre outros. Os resultados obtidos revelaram
a importância de trabalhar a Geografia no ensino fundamental I como uma área do
saber que vai além da mera decodificação de termos, que muitas vezes são abordados
de forma desassociada da realidade do aluno. No ensino fundamental II, o aluno tende
a reproduzir a concepção de Geografia desenvolvida no ensino fundamental I, e isso
implica em uma relação direta entre estes dois momentos da formação escolar. Desta
forma, torna-se imprescindível que o aluno seja instigado desde os primeiros anos do
ensino fundamental para a construção de um saber geográfico significativo e presente
em sua realidade socioespacial. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação escolar |
pt_BR |
dc.title |
A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |