UEPB - Repositório Digital

A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa Neto, Ricardo
dc.date.accessioned 2020-12-14T20:35:10Z
dc.date.available 2020-12-14T20:35:10Z
dc.date.issued 2020-11-12
dc.identifier.other 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22750
dc.description BARBOSA NETO, R. A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Geografia nas escolas é um processo complexo e sócio-histórico, pois reflete as múltiplas formas como o movimento da sociedade se materializou na (re) constituição da ciência geográfica e, consequentemente, do seu papel na formação do professor e na configuração do ensino na educação básica. Neste trabalho, que é fruto de uma pesquisa realizada com professores da rede pública de ensino básico, tem-se por objetivo compreender a relação entre o processo de ensino e aprendizagem de Geografia no ensino fundamental I e a forma como este repercute na construção dos saberes geográficos no ensino fundamental II. A pesquisa norteouse por uma abordagem de cunho qualitativo e adotou, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo que contou com instrumentos qualitativos para obtenção de dados e informações. Como subsídios teóricos para as análises dos dados coletados, foram utilizados estudos de Callai (2005), Farias (2007), Silva et.al (2016), entre outros. Os resultados obtidos revelaram a importância de trabalhar a Geografia no ensino fundamental I como uma área do saber que vai além da mera decodificação de termos, que muitas vezes são abordados de forma desassociada da realidade do aluno. No ensino fundamental II, o aluno tende a reproduzir a concepção de Geografia desenvolvida no ensino fundamental I, e isso implica em uma relação direta entre estes dois momentos da formação escolar. Desta forma, torna-se imprescindível que o aluno seja instigado desde os primeiros anos do ensino fundamental para a construção de um saber geográfico significativo e presente em sua realidade socioespacial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Formação escolar pt_BR
dc.title A geografia no ensino fundamental I e os seus desdobramentos no saber geográfico no fundamental II pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta